Configurando o MPLAB com o Compilador CCS

Publicado: fevereiro 21, 2012 em PIC
Tags:

Vamos ver agora o passo a passo para criação de um projeto dentro do MPLAB utilizando o compilador CCS dentro da própria IDE do MPLAB para gerar o arquivo .hex a partir de um código escrito em C.

Vamos fazer a configuração do projeto utilizando o Project Wizard. É a maneira mais simples.

Após clicarmos no item acima, será aberta uma janela de diálogo que nos acompanhará até o final da configuração. Click em Avançar.

Agora escolha o Micro Controlador que você irá utilizar no projeto. Neste caso, estou escolhendo o PIC16F877A.

No passo seguinte é onde definimos a linguagem de programação que iremos utilizar em nosso projeto e qual aplicativo será encarregado da compilação. Por definição, o MPLAB vem Setado para utilização de linguagem Assembly. Devemos então indicar a configuração descrita abaixo.

Lembrando que o programa do compilador CCS já deve ter sido instalado previamente. O caminho de destino pode variar de computador para computador, mas basicamente será o apresentado na figura. Click em avançar.

Na etapa seguinte definimos onde será salvo nosso projeto e qual o nome dado ao arquivo. A idéia de projeto se dá, pois o MPLAB não cria um único arquivo de programa e sim vários, assim, é aconselhável você definir uma pasta única para cada projeto.

Caso exista algum arquivo ou biblioteca pronta você pode anexar a mesma no passo seguinte. Esta etapa em particular eu prefiro fazer somente após o projeto concluído mas fica ai esta opção a mais.

OK. Agora é só concluir e termos nosso projeto.

A IDE do MPLAB ficará da seguinte forma.

Agora selecione o item “NOVO”.

Vá até Arquivo -> Salvar Como.

Procure a pasta que você havia criado para salvar o projeto e nomeie o arquivo como “algum_nome.c”. Neste Arquivo .c é onde você descreverá o código propriamente dito do seu programa. Click em Salvar.

Agora vamos anexar este novo arquivo ao nosso projeto. Click com o botão direito sobre o ícone Source Files na barra de navegação à direita. Add Files…, e ecolha o arquivo algum_nome.c que acabamos de clicar, no meu caso eu o nomeie de fluxometro.c .

E click em abrir.

Pronto nossa IDE já está devidamente configurada.

Sendo que uma vez com o programa criado é só clicar nos ícones abaixo para dar inicio a compilação. E uma vez que voe está trabalhando dentro da IDE do próprio MPLAB você pode utilizar qualquer tipo de gravador compatível com o mesmo e utilizar os recursos de Gravação de Debug do próprio MPLAB.

Configurando o MPLAB com o Compilador CCS

comentários
  1. Evanildo A Costa disse:

    Seu trabalho é muito bom, é muito importate para quem tem duvidas, obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s